8 de jul. de 2012

Como ser um cosplayer feliz - parte 3 (última)

E vamos para as 4 últimas dicas de Green-Makakas!

Vida vs Cosplay
Há uma prova importante essa semana mas você quer costurar um novo traje para um evento/photoshoot que está por vi. Ou você está super ocupado com o trabalho e está cansado e sem motivação. Nosso conselho será: não faça cosplay nesses momentos. Cosplay é seu hobby e isso faz sua vida ser brilhante e mais divertida. Mas há coisas mais importantes que isso. É normal para todos gastar algumas vezes mais tempo com seu hobby que seu trabalho. Você sabe que não quer perder seu trabalho ou reprovar em uma prova somente por causa do seu hobby. Nos momentos em que sua "vida real" já está te dando muito stress, não acrescente o stress do cosplay nisso se você sente como isso fosse muito. Cosplay sempre irá esperar. Provas e trabalho não.

Nunca faça um cosplay para irritar seus "adversários/inimigos"
Primeira coisa, você não tem adversários ou inimigos. Isso é um ponto muito importante. Você pode ter pessoas que não goste que faça cosplay de um mesmo personagem que você mas isso não os tornam seu adversário. Quando você os ver como, o cosplay irá perder a maior parte de sua diversão. Isso normalmente ocorre assim: "Oh, aquela vadia irá fazer o cosplay do personagem X, haha, eu irei fazer também e ficarei melhor e ela/ele irá chorar pela eternidade!". Provavelmente, ela/ele não irá ligar e mesmo que ligue, você gastou seu tempo e dinheiro para que? Para irritar alguém? Você provavelmente se arrependerá dessa decisão enquanto faz o cosplay pois você ficará constantemente pensando sobre ser melhor e esquecerá a diversão. E vice versa, não pense que pessoas que você não gosta está fazendo o cosplay do mesmo personagem que você para te irritar. Isso é uma paranoia comum no cosplay, muitos coisplayers passam por isso de tempos em tempos. Apenas respire fundo, que provavelmente não será verdade. E mesmo que seja, por que você deveria se importar? Apenas se divirta.

Ser um cosplayer não significa que você deve fazer cosplay de novos personagens constantemente
Antes quando nós começamos a fazer cosplay não havia nada que nos incomodasse. Isso veio como: "Então vocês são cosplayers agora. Isso significa que você tem que fazer alguma coisa nova para todo evento/todo mês? Isso significa que você tem que assistir e ler aquele monte de séries e sempre estar a procura de novos personagens?" Porque antes para nós parecia que todos estavam fazendo dessa maneira. Isso nos faz rir agora. NÃO há uma regra no cosplay e nem tempo para fazer um personagem. Uma vez eu vi uma afirmação obscura: "Eu não irei mais fazer o cosplay desse personagem porque eu tenho que me melhorar cada vez mais!" Não existe regras nem pontos afirmativos onde cada cosplayer tem que seguir. Você sozinho decide o que quer fazer e com que frequência e por quanto tempo. Não há um capítulo de "todo cosplayer deve fazer" e o número de personagens diferentes que você deve fazer para ser um "cosplayer de verdade" :D Seus amigos podem fazer cosplays de diversas séries por ano e você ainda pode ser feliz com apenas um. Está com você decidir o que te faz feliz.

Faça cosplay por você e não para os comentários
Nós vemos diversas pessoas que começam a fazer cosplay por diversão, então eles começam de certa forma ficarem populares e começam a fazer cosplays apenas pelos comentários. É um negócio complicado. Diga se você fez um vestido longo e gastou muito tempo nele apenas para conseguir comentários depois. Então você apenas não conseguiu eles "suficiente" e fica frustrado. E tudo isso para quê? Para nada. A coisa é se você já tem diversão fazendo o traje e fazendo o cosplay do personagem, então um punhado de comentários positivos será o suficiente. Mas se você gastou dois meses em um cosplay que não te interessa, então um punhado de comentários positivos será insuficiente para a quantidade de trabalho que você teve. Isso também ocorrerá se não conseguir nenhum comentário. Isso seria a frustração máxima. Não esqueça que você começou a fazer cosplay porque você ama aquela série/personagem.

Imagens: Green-Makakas

Veja as outras partes:
Como ser um cosplayer feliz - parte 1
Como ser um cosplayer feliz - parte 2