2 de jul. de 2012

Como ser um cosplayer feliz - parte 1

No Deviantart encontrei uma postagem feita por Green-Makakas sobre como ser um cosplayer feliz. As dicas são "obvias" mas que não é ruim lembrar, principalmente quando se está passando por determinadas situações.
Irei fazer uma traduçãozinha e compartilhar com vocês. Como são várias dicas, irei dividi-las em 3 posts, se você quiser conferir todas de uma vez pode ler diretamente do post dela (em inglês): How to be a happy cosplayer
Então, vamos as 4 primeiras dicas!! =)

Faça cosplays de personagens que você ama
Isso é uma das coisas mais importantes no cosplay. Você sabe a sensação de quando um personagem te "toca" e você quer imediatamente fazer o cosplay dele. Faça!! Você terá toneladas de diversão e ficará feliz e satisfeita depois disso. Nada é mais compensador do que fazer o cosplay de um personagem que ama.

Não faça cosplays de personagens que você certamente odeia
... mesmo que seja pelo traje que você gosta ou pelo bem do seu grupo de amigos. Você detesta o personagem mas você costura e faz seu cosplay -> você irá gastar dinheiro e tempo livre em algo que não irá te fazer feliz. Você ficará de mau humor e não se divertirá enquanto está no cosplay. Isso é seu hobby e seu hobby deveria te dar apenas emoções positivas.

Não desista se algo não está do jeito que se espera
Não precisa ser um traje cheio de frufru. Pode ser também um uniforme escolar "fácil" que você não consegue costurar sem alguns erros. Há alguns traje/acessórios que você precisa refazê-los algumas vezes mas não se desmotive. Criadores de animes e mangas não se importam se o cabelo do personagem cai com a gravidade. Depois que você tentar algumas vezes conseguirá achar uma solução! Procure por tutoriais, perguntei para cosplayers que fizeram o mesmo cosplay. Não tenha medo e dê o melhor de si!

Pausas são importantes
Se você não tem dinheiro no momento, ou quer gastá-lo em alguma outra coisa, ou se sente como não tivesse tempo ou motivação, então, apenas dê uma pausa. Você certamente conhece esse tipo de blog: "Cosplay estúpido, eu odeio gastar dinheiro com isso! Eu preciso de uma bota nova e uma jaqueta nova. Oh e eu realmente quero sair com meus amigos para festas/restaurantes/etc, MAS EU JÁ PLANEJEI 10 COSPLAYS ESSE MÊS! Eu odeio cosplay! Eu não quero gastar dinheiro com isso! Eu quero gastar meu dinheiro naquilo que EU QUERO!". Se você se sente assim, você deveria parar e lembrar que sua vida não depende de cosplay. Você sozinho decide o que você quer fazer em seu tempo livre. Se você não quer gastar mais de 100 euros/dolars/etc em um traje, apenas não o gaste. O cosplay não irá fugir de você.

Imagens: Green-Makakas

Veja as outras partes:
Como ser um cosplayer feliz - parte 2
Como ser um cosplayer feliz - parte 3 (última)