5 de jul. de 2012

Como ser um cosplayer feliz - parte 2

E vamos para mais 4 dicas de Green-Makakas para ser um cosplayer feliz =]

Não fique desmotivado com comentários negativos
Você está feliz com seu cosplay e então alguém aparece e diz que "você não combina com o personagem/sua peruca é horrível/tudo é horrível". Há diversas pessoas que comentam sobre cosplay, não marque todos que deixam um feedback negativo como um troll. Sua primeira reação: "Obrigada pela sua opinião". Ser educado é importante. Se esse for um troll a pessoa irá morrer de raiva. Se não, você terá a chance de ter alguns conselhos úteis. Críticas podem machucar. Mas há uma diferença entre "você é um péssimo cosplayer" (sem crítica) e "a imagem está legal e seu traje também, mas sua peruca não está estilizada adequadamente". O primeiro comentário apenas fere você, a segunda te diz os pontos positivos e negativos. Esse pode te ajudar a melhorar seus cosplays. Mas existem diversas pessoas como opiniões. Você não pode e não deve agradar todo mundo pois é impossível. A única pessoa que você deve agradar com o cosplay é você mesmo. Se você está feliz com o resultado de seu cosplay, então deixe como está. Se você sente como se quisesse melhorar alguma coisa e há pessoas que te dizem como, por quê não ouvi-las? Apenas lembre de separar os comentários úteis dos que apenas ferem. Eles não são a mesma coisa.

Pegue cosplayers que você gosta como exemplo mas não faça competição de cosplay
É um ponto importante. Vamos dizer que há um cosplayer que você realmente goste e quer fazer o cosplay do mesmo personagem que ele/ela. Ou vamos dizer que há um amigo que quer fazer o mesmo cosplay que você. Faça o cosplay para VOCÊ. Tente não deixar seu cérebro ser envenenado com pensamentos como: "Eu tenho que fazer tudo o possível para fazer meu cosplay parecer melhor que o dele/dela!". Dê o seu melhor para ter um bom resultado para você mesmo. Você irá esquecer sobre toda a diversão enquanto pensa desesperadamente sobre como ser melhor. Competições não são necessariamente ruins e isso pode te ajudar a subir de nível as vezes, mas irá tirar a diversão de você quando isso se tornar demais. Isso tudo te leva para a seguinte dica:

Tente ser tão bom como você pode para VOCÊ MESMO!
Dê o seu melhor para te fazer orgulhoso dos resultados.

DeviantArt/Redes sociais (comentários de Kessy: originalmente a autora fala apenas do Deviantart, mas eu alterei para ser aplicado a outras redes também)
DeviantArt é um site fantástico para compartilhar arte com outras pessoas mas você não deve levar tão a sério. Por exemplo: você faz o cosplay de um personagem X. Você posta sua foto e consegue 20 faves/likes/etc. Você está feliz por alguém gostar de seu trabalho. Então você vê outro cosplayer com o mesmo personagem X e ele não é tão bom quanto você... mas tem 500 faves/likes/etc. O resultado: você fica triste. Você simplesmente não entende isso. Vamos explicar porque coisas assim acontecem: Deviantart/etc é algumas vezes relacionado à amigos. Ou sorte. Ou os dois. Há diversas coisas ruins em destaque e alguns artistas fantásticos que ficam desconhecidos mesmo após alguns anos ativo. Deviantart/etc é mais como um jogo. Não pense que você é ruim apenas julgando o número de faves/likes/etc. Isso é simples, não verdadeiro. Vamos colocar dessa forma: o número de faves não reflete o nível do seu trabalho. Nunca esqueça isso!

Imagens: Green-Makakas

Veja as outras partes:
Como ser um cosplayer feliz - parte 1
Como ser um cosplayer feliz - parte 3 (última)